Módulo Mix de Venda no Seguimento de Postos de Gasolina
Temos uma ferramenta muito poderosa para auxiliar o seguimento de Postos de Combustíveis a gerarem maior RESULTADO, através Módulo Mix de Venda no Seguimento de Postos de Gasolina, veja como funciona abaixo:
Hoje as empresas devem estar todas informatizadas, então extraímos os dados para alimentar o MIX DE VENDA, com o objetivo de fazermos análise de resultado. Buscamos todas as vendas de cada nota, cupom fiscal e venda em carteira juntamente com os custos dos produtos relacionados por categoria de grupo, como vemos abaixo no resumo do MINI DRE.
Analisamos os custos fixos da empresa separadamente as compras por categoria de grupo e avaliamos o resultado, ponto de equilíbrio do mix de venda em relação ao custo fixo total.
Estes são os dados atuais da empresas.
Agora utilizaremos o BSC (Balanced Scorecard), para avaliarmos os pontos fracos, por resultado, margem de contribuição, quantidade, faturamento e ponto de equilíbrio. Utilizando estes dados podemos mesclar: por grupo, por forma de pagamento, por cliente e por produto. Ou seja:
Vamos avaliar, por exemplo, o GRUPO: através dos dados de FATURAMENTO (R$) X RESULTADO (R$) X MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO (%), e assim por diante... Podemos escolher a forma de análise como quisermos, com objetivo de identificar falhas nos resultados, dos grupos, forma de pagamento, clientes e produtos. A onde estamos perdendo e o que será feito para aumentarmos o resultado? Estas são as questões que devem ser respondidas. Outro problema encontrado é em relação ao estoque, ocorre a perdas por vencimento dos produtos. Através do MIX DE VENDA, veremos como comprar corretamente para minimizar as perdas por vencimento.
Veja as análises que você pode fazer:
Neste exemplo temos o GRUPO DE PRODUTOS: e estamos analisando o FATURAMENTO X RESULTADO X MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO %
Agora mudamos o GRUPO DE PRODUTOS pela FORMA DE PAGAMENTO: e estamos analisando o FATURAMENTO X RESULTADO X MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO %
Também analisamos PRODUTOS: e estamos analisando o FATURAMENTO X RESULTADO X MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO %
Lembrando-se que estas análise você pode alterar, em vez de RESULTADO, pode ser QUANTIDADE, em vez de ser MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO %, pode ser PONTO DE QUILÍBRIO, e assim por diante...
Podemos também através da tela de ANÁLISE GERENCIAL, analisarmos o PREÇO DE VENDA, no mix do mês.
Selecionamos neste caso o código do produto, buscamos o produto (DIESEL COMUM) dados de custo médio do mês e fazemos a analise da margem de contribuição em (R$) x (%), Lucro\Prejuízo em (R$) x (%) e Ponto de equilíbrio do produto em (R$) e volume. No lado esquerdo formamos o preço de venda segundo o lucro estabelecido e no lado direito analisamos o resultado pelo valor que o cliente está querendo pagar. Desta forma resolvemos rapidamente se devemos ou não realizar a venda, e ganhamos mais dinheiro.
Agora vamos brincar com o mix de venda, através da tela de ANÁLISE GERENCIAL.
Clicamos no 1º botão: GERAR RELATÓRIO PARA ESTABELECER NOVAS METAS DE FATURAMENTO E MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO %.
Vemos que do lado esquerdo temos os dados atuais, ou seja, o FATURAMENTO, CUSTO FIXO, e as MARGENS DE CONTRIBUIÇÃO por grupos o RESULTADO é a primeira informação que você vê no topo.
Vamos mudar o volume de vendas e as margens de contribuição dos dois primeiros grupos, (ACESSORIOS e ADTIVOS).
ACESSORIOS aumentaremos o volume em 10% e a margem de contribuição para 20%
ADTIVOS aumentaremos o volume em 15% e a margem de contribuição para 30%
No lado direito avaliamos o RESULTADO segundo as mudanças estratégicas adotadas.
O FATURAMENTO FOI DE 603.601,98 para 603.876,93.
O RESULTADO FOI DE 13.867,54 para 13.968,52
Obtivemos um ganho de resultado no valor de 100,98, foi pouco, porque estes dois grupos tem faturamento baixo, mas imagine o que pode ser feito com outros grupos e até mesmo estabelecendo metas mais arrojadas de venda para estes mesmos grupos, VOCÊ VAI GANHAR MAIS DINHEIRO! BASTA APENAS SABER SE VOCÊ QUER?
Também podemos gerar um relatório, dos preços de venda médios praticados no mix do mês e comparar com os novos preços de venda segundo as novas metas de margens de contribuição adotadas em cada grupo, como fizemos acima.
Além disso, podemos estabelecer novos preços individuais nos produtos e analisarmos o resultado, no caso abaixo aumentamos o preço de venda médio em 15%.
No lado esquerdo temos o mix real.
No centro temos o mix com alteração de dois grupos (ACESSORIOS e ADTIVOS).
No lado direito temos o mix real com aumento do preço médio em 15%.
Veja o resultado que podemos ter:
Nós queremos que você ganhe mais dinheiro para isso você tem que nos conhecer!
Por: Adriano K. Schaeffer