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Módulo de Boletos para Cobrança Online

Quarta, 02 de agosto de 2017 16:04


  

  

Pontos Falhos na emissão de Boletos

-Todo mês tem retrabalho para emitir os boletos;
-Quando ocorre o pagamento na conta do banco, existe a perda de tempo avaliando quem pagou, para realizar controle manual dos clientes pagos;
-Utiliza-se gerenciadores dos bancos:
1-Suporte: (-demorado; -suporte digital, disque 1 para) ;
2-Muito complicado sua 1º habilitação;


Como Solucionar o Problema na Emissão de Boletos

-No momento que é cadastrado, a forma de pagamento, do Pedido do Cliente, pode ser gerado automaticamente os Boletos para o Título (que é o controle financeiro da empresa).
-Após realizar este procedimento, 05 dias antes das datas de vencimento, o site faz o envio automático do Boleto para o e-mail do cliente;

-Não existe retrabalho, pois as parcelas já estarão cadastradas, e os Boletos já estão vinculados em seus títulos, ocorrendo então o envio automático;

-As baixas são automáticas com o arquivo de retorno do banco. Neste caso para executar a baixa, basta encaminhar o Arquivo de retorno, que é gerado no Site do seu Banco, e depois apenas, buscar na Aba:
Plano de contas - Títulos, selecionar o arquivo desejado de retorno, e clicar em Enviar, então a Ferramenta, efetuará a Baixa do Boleto e do Título (que é o registro financeiro), desta forma o usuário já visualizará quem pagou;

-Também é possível que o usuário verifique, se foi enviado o Boleto por e-mail e se o cliente visualizou o Boleto, desta forma fica prático saber se o Boleto foi ou não entregue para o e-mail do Cliente;

-Lembre-se de Cadastrar:
*As informações do Cliente, estas devem estar atualizadas, confira as informações do Cliente, verifique o e-mail, pois, será nele que ocorrerá o envio do Boleto ao Cliente;

*Você também deve realizar o convenio com seu Banco, para que possa realizar o envio de Boletos de Cobrança para seus Clientes;


Procedimentos:

• A primeira coisa que você precisa fazer é cadastrar uma conta e configurar as informações do boleto e do banco. Então verifique com o Banco do Brasil ou Caixa, para eles mudarem o seu cadastro para aceitar boletos emitidos por terceiros.

  

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• Neste cadastro, os campos Carteira, Convênio e Variação da carteira, só precisam ser preenchidos para contas no BB. Na Caixa não precisa. Obs.: Lembrando que para receber boletos é preciso configurar em sua conta no banco uma carteira de cobrança simples sem registro, é só falar com o gerente da sua conta;

• É importante incluir os dígitos:
*Dados Bancários BB, na AG, CC e Variação da carteira, tem dígito, informe corretamente os dígitos nestes campos. No caso do BB exige-se, também à Carteira sendo obrigatório a de nº -18-,  o Convênio e Nº do Contrato. A Variação da Carteira tem que ser à -0-19-. Carteira 18 e Variação da Carteira 0-19, significa que é Simples sem registro. No Banco do Brasil o código de retorno utilizado no Módulo de Boletos da Talent é o, -CNAB240 - Ger.Financ./Mainf-Mainf.-, este código tem que ser cadastrado no sistema interno do BB;
Segue exemplo abaixo:

 

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*Dados Bancários da Caixa, atualmente apenas o nº da Conta tem digito... então tem que ser preenchidos :
-AG (sem dígito),
-CC (com dígito)
-Nº da Carteira,
-Convênio: = 0, não utiliza este campo no código de barras
-Nº do Contrato (sem dígito). A Caixa Econômica chama o -Nº do Contrato- e -Nº de Identificação-, mas é a mesma coisa!
-A Variação da Carteira: = 0, não utiliza este campo no código de barras


  

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• Ocorrendo a necessidade de protesto do boleto, deve-se encaminhar ao banco, para que seja cadastrado este boleto no banco, pois o mesmo não é registrado, depois que o banco cadastrar manualmente o boleto em seu sistema, pode protestá-lo normalmente;

• Caso você queira cobrar o valor do boleto de seu cliente, então cadastre o valor total ou parcial no campo, -*R$ Taxa do boleto-, então o valor da taxa será somado com o valor da Cobrança;

• Nos campos Instruções ao cliente, você pode colocar informações variadas como abaixo. Utilize as lacunas -*Instruções da linha-, para cadastrar informações pertinente no boleto, multa, acréscimo, receber até dia -xx-, dados da conta, etc. ...

  

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• No último campo é possível configurar se o boleto será enviado com cópia a você ou somente ao cliente. Se for enviar uma cópia a vc, apenas o e-mail que vai ao cliente será enviado a você também;

• No cadastro de clientes foi incluso um campo chamado -Aviso automático de cobrança-. Este parâmetro é utilizado para especificar quantos dias antes do vencimento o cliente deverá receber o boleto. Por padrão o nº é de 5 dias se não estiver preenchido;

  

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• Ao cadastrar um título, poderá gerar boletos para cada parcela, bastante selecionar o campo -Gerar boletos- acima das parcelas que automaticamente todos os checkbox virão marcados. Ou então marcar individualmente cada checkbox ao lado de cada parcela. Lembre que neste caso é preciso definir a conta que vai ser gerado o boleto logo acima do campo -Nº de parcelas-;

  

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• Ao lado de cada parcela no menu -Plano de Contas -> Títulos-, os que tiverem boletos terão mais opões conforme abaixo:

- Alterar boleto;
- Visualizar boleto;
- Enviar boleto por e-mail (caso ainda não tenha sido enviado ou caso tenha escolhido enviar manualmente);
- Excluir boleto;

Um pouco abaixo temos informações dos boletos como: Aviso de cobrança (se já foi enviado o e-mail). Situação: (Em aberto / Quitado). Visualizado pelo cliente em: (este campo mostra a última data e hora que o cliente visualizou o boleto no navegador);

  

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• Em cada título parcela é possível gerar um boleto, para isso, basta usar o link -Cadastrar boleto- localizado abaixo de cada parcela na tela do -Plano de contas -> Títulos-. O cadastro é bem simples, só escolher os campos de sua preferência;

  

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• Para agrupar vários títulos em um único boleto, basta selecionar os títulos que deseja, (do mesmo cliente), e ir na opção -Gerar um boleto-, logo após, complete as informações do formulário e automaticamente este boleto ficará vinculado;

  

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• Importante: Sempre que um título for dado baixa manualmente, o boleto também será baixado. Da mesma forma se um boleto for alterado de -Em aberto- para -Quitado- o título também será dado baixa;

Exemplo: Se vc tem um título em aberto no valor de R$ 100,00 e gerou um boleto para ele, no momento em que este boleto foi dado baixa, ou seja, ter o campo -Situação- alterado de -Em aberto- para -Quitado-, um pagamento será automaticamente cadastrado neste título com a data de vencimento do boleto;

• Como a questão do boleto depende também da configuração correta do banco, sugiro antes de colocar para funcionar, fazer alguns testes como por exemplo: Gerar boletos de alguns centavos e fazer o pagamento e ver se cai certinho na conta. O boleto demora 1 dia útil para aparecer na conta e normalmente 2 dias úteis para creditar o valor na conta;

• Arquivo de retorno: Diariamente é disponibilizado o arquivo de retorno no Gerenciador financeiro. No caso do BB está na opção: -Transferência de arquivos -> Arquivos -> Retorno - Todos-, aí basta selecionar e fazer o download. Estes arquivos contém informações dos boletos que foram pagos. Então uma vez que este arquivo é enviado ao sistema BSC, ele lê este arquivo e dá baixa automaticamente nos boletos / títulos;

Para enviar o arquivo ao sistema para fazer a leitura, acesse -Plano de contas -> Títulos- e no campo e busca há uma opção -Arquivos de retorno-, basta selecionar o arquivo e enviar, o restante o sistema faz. Ele irá te mostrar na hora quais empresas tiveram os boletos baixados, no mesmo espaço onde aparece a frase -Operação realizada com sucesso-;

• Também existem filtros de busca por boletos em aberto ou quitado. Ou títulos com boleto ou sem boleto;

• Procedimento para baixar os Títulos através de transferência de arquivo do Gerenciador financeiro (através dos sites dos bancos). Entre no seu gerenciador do site do banco, clique em >Transferência de Arquivos >Retorno - todos > selecione todos os arquivos, através do checkbox > Receber;

 

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• Quando fizer este procedimento, o arquivo do banco está sendo salvo no endereço da Pasta... C:Banco...

• Agora para verificar os Boletos que foram pagos, você deve clicar em -Selecione arquivo...-, na aba >Plano de Contas >Títulos> Selecione arquivo (que foi salvo na pasta: C:Banco... foto acima) > clique em Abrir

 

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> clique em Abrir

 
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• Agora na Aba Títulos, clique em >Enviar, então aparecerá se teve boletos pagos na mensagem acima do cabeçalho. ver foto:

  

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• Arquivo de remessa CEF:
Vamos aos passos p/ enviar remessa para o banco Caixa:
1) Selecionar os títulos que desejar no sistema da Talent e no menu “Ações” escolher a opção “Gerar arquivo remessa”;
2) Logo após fazer o download do arquivo gerado e coloca-lo na pasta “Remessa” que está junto com a pasta “Retorno”. A pasta Retorno é criada automaticamente pelo aplicativo da Caixa, já a pasta Remessa não, se ela não existir, basta criar a pasta no windows.
3) Após colar o arquivo na pasta Remessa, basta clicar em sincronizar no aplicativo sincornizador da Caixa e pronto, arquivo remessa enviado com sucesso.


Parabéns, agora você tem uma nova ferramenta, para baixar os títulos das receitas automaticamente de seus clientes!


Gostamos de ajudar, para que seu tempo seja muito produtivo e com isso você possa aumentar seus resultados!


Adriano K. Schaeffer
Consultor / Diretor

(47) 3626-2386
adriano@grupotalent.com.br
contato@grupotalent.com.br


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