1.1 - Composição do Preço de Venda
1.2 - Conceito de Margem de Contribuição
1.3 - Conceito de Resultado, utilizando-se do Rateio do Custo Fixo
1.4 - Por que quando projeto Lucro no Produto, posso ter Prejuízo na Empresa?
Rateio ou Margem de Contribuição?
Muitas são as formas utilizadas pelas empresas para formação do preço de venda. Gostaria de poder ajudar na conscientização da importância da utilização da Margem de Contribuição (MC) vinculada com o Rateio do Custo (RC) para ajudar e facilitar na análise estratégica na venda do produto ou pedido.
Vamos começar com a Margem de contribuição: Através da (MC) verificamos dois pontos importantes a serem analisados. O primeiro ponto mostra quanto o produto contribui em reais e em percentual para pagar custo fixo e o outro mostra qual o ponto de equilíbrio em nº de peças vendidas e em reais faturado para atingir o lucro zero se produzíssemos ou vendêssemos este único produto o mês inteiro (análise individual do produto). Devemos nos ater também na análise da (MC) em relação ao custo fixo da empresa (%). Segundo ponto, através do ponto de equilíbrio nós podemos definir qual será o lucro dos nossos produtos ou de cada grupo de produtos ajustando ao preço de mercado, para isso devemos ter em nossa mente dois pontos META DE FATURAMENTO E CUSTO FIXO TOTAL.
No rateio de custo (RC), devemos utilizar a(s) metodologias que melhor se adéqüem a nossa empresa. Exemplo de metodologias de rateio: Unidade de Produção, Centro de Custo, Custo Hora Médio, Custo Hora Máquina\Homem, Absorção e ABC. O conceito de rateio mostra dois pontos principais. Primeiro ponto, através da(s) metodologia(s) aplicada(s) para ratear custo fixo visualizamos, se temos LUCRO ou PREJUÍZO. Lembrando-se que isso é subjetivo. Segundo ponto, verificamos através do percentual rateado no produto, a tendência de gargalo de produção, pois nos produtos em que o custo fixo está acima da média da empresa, nestes produtos deve-se ter cautela, para não gerar possíveis gargalos no processo produtivo.
Lembramos que as empresas utilizam uma ou outra metodologia (MC ou RC).
Muitas vezes por falta de complemento ou da (MC) ou do próprio (RC), a empresa faz a análise equivocada na negociação com o(s) cliente(s), como conseqüência perde-se dinheiro.
É bom salientar, que dependendo como a empresa forma o preço de venda (pela MC ou pelo RC), ocorrerá diferentes resultados impactando no resultado final da empresa. Cuidado!!! Utilize o % de lucro no produto vinculado com o ponto de equilíbrio do mesmo, para minimizar o risco de se formar um preço de vendas com equivoco.
A empresa deve ter em sua área comercial uma ferramenta para recalcular o preço de venda do cliente, ou seja, no que o cliente quer me pagar devemos ou não vender o produto? Isso deve ser feito de uma forma rápida e prática, para agilizar a área comercial, tendo um efeito facilitador para gerar mais venda com o mínimo de perda de margem.
Devo salientar que a empresa terá que definir as (MC) mínimas para cada grupo de produtos, tendo que vincular ao sistema as metas das (MC), para evitar possíveis erros humanos.
Nós queremos que você ganhe mais dinheiro, mas para isso você tem que nos conhecer!!!
Adriano K. Schaeffer
Consultor / Diretor
(47) 3626-2386
adriano@grupotalent.com.br
contato@grupotalent.com.br